Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de março de 2010

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

A Primeira Guerra Mundial teve como causa principal as pretensões imperialistas das grandes potências, estabelecida com a Segunda Revolução Industrial. Cada país desejava ampliar seus mercados externos e também suas "colônias", garantindo o controle de mercados seguros de compras e exploração.
Os países mais descontentes e que podem ser considerados como causadores da guerra foram a Itália e a Alemanha. Estes países desejavam aumentar seu mercado consumidor externo, mas devido a partilha da Ásia e África entre a Inglaterra, França e outros países, a Itália e Alemanha ficaram descontentes, pois não tiveram participação na partilha, ou seja, ficaram em desvantagem.

Além disso, vale destacar as rivalidades entre alguns países:

- A França havia perdido no final do século XX, a região da Alsácia-Lorena, região rica em minérios, para a Alemanha na guerra franco-prussiana. Com isso, era grande o desejo de revanchismo por parte dos franceses.

- Rivalidade entra Inglaterra e Alemanha, após a unificação da Alemanha e o seu forte crescimento industrial, a Alemanha desejava conquistar novos mercados e passou a comercializar seus produtos a preços mais baixos para superar a Inglaterra, esta por sua vez mostrava disposição de manter sua hegemonia a qualquer custo. A Alemanha tornou-se um obstáculo indesejável.

- Rivalidade entre Império Austro-Húngaro e a Rússia - a Rússia desejava dominar obter uma saída para o mar Mediterrâneo. Para justificar esse expansionismo, divulgou o pan-eslavismo, movimento o qual a Rússia tinha o direito de proteger as pequenas nações eslavas na península Balcânica. No entanto, A Áustria tinha anexado as províncias turcas da Bósnia e da Herzegovina, desejando dominar toda a região dos Bálcãs, provocando reação da Rússia e da Sérvia.

Devido a esse sentimento de medo de uma guerra, cada país começou a se armar, acontecendo a corrida armamentista "paz armada".

Alianças

Cada país tinha conhecimento dos seus problemas e também das semelhanças com alguns outros países que também tinham problemas, com isso a Alemanha procurou aliar-se com o Império Austro-Húngaro, mais tarde procurou a Itália para aliar-se também ao bloco, formando a Tríplice Aliança.
A França vendo o avanço alemão decidiu aliar-se a Rússia que também temia o avanço alemão no leste europeu, mais tarde a Inglaterra também assinou um tratado com a França e a Rússia, pois também temia o crescimento alemão, estava formado assim a Tríplice Entente.
O estopim da Primeira Guerra, a causa imediata, foi o assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, na Sérvia. Assim em julho de 1914 a Áustria declarou guerra a Sérvia e assim iniciou a Primeira Guerra Mundial.

A Guerra

No primeiro ano da guerra, os alemães começaram a luta com um ataque à Bélgica, neutra, marchando rumo a Paris para tomar a capital. Os franceses planejaram invadir a Alsácia e Lorena e proteger a fronteira belga; os alemães atacaram Liège. Na batalha do Marne os alemães foram derrotados pelo general Joffre, obrigando-os a retroceder para Leste, depois de perderem milhares de soldados e armamentos. Essa batalha salvou momentaneamente a França. Mas os alemães, não podendo levar avante a investida inicial, firmaram-se no Nordeste da França, abrindo trincheiras, como o fizeram também os franceses, os ingleses e os belgas.
Na frente ocidental, essa fase foi marcada pela guerra de trincheiras: os exércitos defendiam suas posições utilizando-se de uma extensa rede de trincheiras que eles próprios cavavam. Enquanto isso, na frente oriental, o exército alemão impunha sucessivas derrotas ao mal-treinado e muito mal-armado exército russo. Mesmo assim, os alemães não tiveram fôlego para invadir a Rússia.
Em 1915, a Itália, que até então se mantivera neutra, traiu a aliança que fizera com a Alemanha e entrou na guerra ao lado da Tríplice Entente. Ao mesmo tempo que foi se alastrando, o conflito tornou-se cada vez mais trágico. Novas armas, como o canhão de tiro rápido, o gás venenoso, o lança-chamas, o avião e o submarino, faziam um número crescente de vítimas.

Em 1917, dois fatos foram decisivos para o desfecho da guerra: a entrada dos Estados Unidos no conflito e a saída da Rússia. Os Estados Unidos entraram na guerra ao lado da Inglaterra e da França. Esse apoio tem uma explicação simples: os americanos tinham feitos grandes investimentos nesses países e queriam assegurar o seu retorno. Caso seus aliados perdessem a guerra, ficariam economicamente arrasados e não poderiam pagar os empréstimos realizados. Utilizou como pretexto o afundamento do navio "Lusitânia", que foi atacado por submarinos alemães.

Por outro lado, a Rússia precisou retirar-se da guerra para resolver um sério conflito interno: a Revolução Russa. Os bolcheviques tomaram o poder e assinaram um acordo com a Alemanha para oficializar sua retirada do grande conflito. Este acordo chamou-se Tratado de Brest-Litovsk, que impôs duras condições para a Rússia, inclusive a entrega de territórios como a Estônia, a Letônia, a Lituânia e parte da Polônia.

Outras nações também se envolveram na guerra. Turquia e Bulgária juntaram-se à Tríplice Aliança, enquanto Japão, Portugal, Romênia, Grécia, Brasil, Canadá e Argentina colocaram-se ao lado da Entente.

A Alemanha ainda resistia quando foi sacudida por uma rebelião interna, que forçou o imperador Guilherme II a abdicar em 9 de novembro de 1918. Assumindo o poder imediatamente, o novo governo alemão substituiu a Monarquia pela República. Dois dias depois rendeu-se, assinando um documento que declarava a guerra terminada.
Derrotada, a Alemanha foi obrigada a reconhecer a culpa pela Guerra e a assinar o tratado de Versalhes, considerado bastante humilhante, incentivando anos depois o aparecimento do Nazismo alemão que culminou na Segunda Guerra Mundial.


Após a guerra, o mapa da Europa sofreu modificações significativas. Novos países surgiram e outros perderam território. A Alemanha ficou economicamente e militarmente arrasada enquanto os Estados Unidos despontavam como grande potência do século XX.
Foi criada a Liga das Nações com o objetivo de resolver diplomaticamente problemas futuros entre as nações.
As mulheres ganharam espaço no mercado de trabalho já que muitos homens morreram ou ficaram mutilados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário