Pesquisar este blog

domingo, 28 de fevereiro de 2010

As treze colônias americanas

As treze colônias: Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, New Hampshire, Nova Jersey, Nova York, Pensilvânia, Delaware, Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia

O início da colonização da América do norte pelos ingleses deu-se a partir da concessão real a duas empresas privadas: A Companhia de Londres, que passou a monopolizar a colonização das regiões mais ao norte, e a Companhia de Plymonth, que recebeu o monopólio dos territórios mais ao sul. Dessa maneira dizemos que a colonização foi realizada a partir da atuação da "iniciativa privada". Porém subordinadas as leis do Estado.
A primeira colônia inglesa foi a Virgínia, que nasceu a partir da fundação da cidade de Jamestown, mas a efetiva ocupação e desenvolvimento da região levaria algumas décadas, ao longo das quais foram estabelecidas outras colônias na região sul: Maryland (colônia católica, em 1632) Carolina Do Norte e Carolina do Sul (1663) e Geórgia (1733). Nessas colônias desenvolveu-se a estrutura tradicional de produção, caracterizada pelo latifúndio monocultor, voltado para a exportação segundo os interesses da metrópole, utilizando o trabalho escravo africano.

As Colônias do Norte têm sua origem na fundação da cidade de New Plymonth ( Massachussets) em 1620, pelos "peregrinos do mayflower", puritanos que fugiam da Inglaterra devido as perseguições religiosas e que estabeleceram um pacto, segundo o qual o governo e as leis seguiriam a vontade da maioria. A partir de NewPlymonth novos núcleos foram surgindo, vinculados a atividade pesqueira, ao cultivo em pequenas propriedades e ao comércio. No entanto a intoler6ancia religiosa determinou a migração para outras regiões e assim novas colônias foram fundadas: Rhode Island e Connecticut (1636) e New Hampshire (1638). Nessa região, denominada genericamente de "Nova Inglaterra" as colônias prosperaram principalmente devido ao comércio. Do ponto de vista da produção, a economia caracterizou-se pelo predomínio da pequena propriedade policultora, voltada aos interesses dos próprios colonos, utilizando-se o trabalho livre, assalariado ou a servidão temporária.

10 comentários:

  1. Professor:as treze colônias
    agora para mim
    ficu mais claras!
    porém conseguir entender todo o texto!
    bjs e um super abraço
    patricia desiderio da turma 1802!

    ResponderExcluir
  2. professor: li o texto, porém, algumas coisas não entendi. deve ser porque estou acostumada com um português menos formal'o português dos jovens'. mas, deu pra mim ter uma idéia de como as treze colônias foram formadas.
    tainara de oliveira amorim turma:1803 escola bahia

    ResponderExcluir
  3. Olla sou o thiago da 1802, agora sim entendoo as 13 colônias , deu para aprender mais , e estudar mais obrigado.

    ResponderExcluir
  4. As 13 Colônias pode ser finalmente esclarecida para todos nós da escola bahia vlw professo Marcus T:1802

    ResponderExcluir
  5. professor agora que entrei no blog consegui entender
    ficou para mim mais facil.

    Débora da turma 1801

    ResponderExcluir
  6. Oi,Prof. marcelo sou a mae do wesley barreto e estou gostando muito em poder ajudar o meu filho, dessa forma ficou mais facil para mim ate mesmo porque eu trabalho o dia todo. Atenciosamente Eliene Barreto.

    ResponderExcluir
  7. oi prof. marcelo adorei esse blog agora eu posso aprender muito mas sobre as 13 colonias americanas se nao fosse isso eu n conseguiria obrigado!!!

    ResponderExcluir
  8. professor quais sao os principais aspectos sociais das trezes colonias americanas?????

    ResponderExcluir
  9. Oi professor Marcelo , li o texto e me ajudou bastante no trabalho que tenho que fazer :)

    ResponderExcluir